<$BlogRSDUrl$> no meu umbigo

sexta-feira, agosto 13, 2004

BCN - Roteiro 

Da multiculturalidade das Ramblas à Carrer de la Diputatió, passando pela plaça de Catalunya, com mais interesse pelo modernismo, do passeig de Gràcia, do ilhéu da discórdia (Casa Batlló, Lléo Morera, Amatller) e da La Pedrera, percorro os arredores do T3, no centro de Barcelona.
Paralelo às Ramblas (ladeadas pelo Mercat de la Boqueria e pelo museu de l´Eròtica), nas imediações da via Laetana, ergue-se o Palau de la Música Catalana, também ele modernista concebido por Montaner, o Museu d´história de la Ciutad e a Catedral gótica. O prato de botifarra (típico catalão), um dos dois habituais, degustado na Bodega Carlos, serve de apresentação à comida regional. À noite, repetindo abusivamente o café solo, na esplanada da Plaça Reial, nas cervecerías locais, serve-se sangria para quatro extensível a 5.
Na Carrer Montcada, o equivalente à Miguel Bombarda (Porto), lugar onde os palácios dão lugar a museus e galerias, fica o Museu Picasso. A genialidade da juventude do artista, na colecção permanente, e o eco da Guerra e Paz, na temporária, perfilam-se a um público sempre numeroso.
A nordeste, visita parcial aos 20 hectares do Park Guell, após a praia da Barceloneta, a vila Olímpica e o recinto do Fórum 2004 terem sido destapados, pelas Golondrinas, no trilho mediterrânico. A visão a 360º sobre a cidade, faz-se da extremidade do Monument a Colom. Da Sagrada Família, percurso circular, transparece a ostentação de um Gaudí devoto. O sortido de tapas e saladas, acompanhado das repetentes batatas bravas, apresentam-se à noite.
Com a maioria das ligações feitas de metro, aproveitando o Barcelona Card, sai-se para ver o Arc del Triomf, porta da exposição internacional de 1888 e, em dias separados, o Parc de la ciutadella, palco da referida exposição. De funicular atinge-se a fundação Joan Miró, fechada em Agosto, passando pelo Museu Nac. D´Art de Catalunya, arte medieval, até ao calcar das aldeias de Espanha no Poble Espanyol, onde quadros de Tàpies, Picasso, Miró, Clave, Dali, aguardam na Fundació Fran Daurel.

O intercâmbio cultural associado às compilações Porto to BCN #1 e #2, conjuntas a muitas outras audições perfizeram a escolta ideal.

NdR: Da visita à feira da Ladra, na Dos de Mag, pago Live at the 76 club dos Sex Pistols.


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting by HaloScan.com